Trabalhar seis dias consecutivos seguidos de um dia de folga. Esse é o significado prático da chamada “escala 6×1”, que os brasileiros conhecem bem e, nos últimos tempos, virou pauta obrigatória dos trabalhadores e da classe política. Como entidade de classe atuante, com histórico de grandes lutas e conquistas, o Sineduc também é a favor da redução da jornada de trabalho.

Os motivos que nos trazem ao front dessa batalha são muitos, a começar pelo desgaste que é imposto às trabalhadoras e trabalhadores de todo o Brasil. Trabalhar seis dias consecutivos pode levar ao acúmulo de fadiga física e mental, além de aumentar o risco de erros e acidentes de trabalho. Estresse crônico é outra consequência que não pode ser deixada de lado neste debate.

Impacto negativo na vida pessoal dos trabalhadores é outro ponto a ser considerado. Na escala 6×1, fica impossível para a classe trabalhadora manter uma vida pessoal equilibrada, o que afeta negativamente as relações familiares.

Com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar de todos, o Sineduc se coloca contra a escala 6×1, defendendo condições de trabalho dignas para todos os brasileiros, como sempre fez em prol dos Profissionais em Educação do Município de Maricá.

Seu Sindicato é sua Voz!