O SINEDUC, Sindicato dos Profissionais em Educação do Município de Maricá, esteve em audiência com o Vereador Hadesh (Líder do Governo na Câmara e Presidente da Comissão de Educação da Câmara) no dia 18 de março de 2025.
Pauta da Reunião: as Condições das Escolas Municipais, o Auxílio Alimentação, o Auxílio Transporte, a Entrada do Apoio no PCCR da Educação e a Regulamentação do RPPS (a Previdência do Servidor).
A reunião com o Vereador Hadesh tem sido cobrada pelo SINEDUC desde a primeira audiência com o Secretário de Educação quando o mesmo deixou claro que alguns pontos da nossa pauta de reivindicações ele não tinha como encaminhar e que caberia ao Executivo discutir como SINEDUC. O Vereador ao confirmar a reunião, mesmo que no dia da mesma, o SINEDUC fez questão de manter a categoria informada e abrindo a participação da categoria.
Informe.
Antes do início da discussão da pauta foi debatido com o Vereador Hadesh a sua fala na tribuna da Câmara em relação a Paralisação e do Ato dos educadores no dia 19 de fevereiro. Foi deixado claro que os educadores repudiaram a fala do vereador sendo ele líder do governo e presidente da Comissão de Educação da Câmara.
O Vereador Hadesh afirmou que respeita a categoria e que a ida dele a reunião com o SINEDUC para ouvir a pauta dos educadores e ir às escolas era a prova desse respeito e que reconhecia o movimento dos educadores como legítimo.
Sobre os pontos da pauta:
- Sobre as Condições das Escolas Municipais. O Vereador afirmou que visitará as escolas para acompanhar essa questão pela Comissão de Educação da Câmara.
- Sobre o Auxílio Alimentação. O Vereador afirmou que concorda que o auxílio não deveria ter sido cortado e que conseguiu com o Executivo na época que o valor de corte subisse de 5.000,00 para 7590,00. O SINEDUC defende o retorno ao pagamento do auxílio alimentação para todos os servidores.
- Sobre o Auxílio Transporte. O Vereador solicitou um projeto de Auxílio Transporte ao SINEDUC para que possa ser encaminhado ao Executivo. O SINEDUC defende a retirada o desconto de 6% e o pagamento integral da passagem dos servidores municipais.
- Sobre a Entrada do Apoio no PCCR da Educação (cujo processo está parado na PGM por muito tempo). O Vereador se comprometeu em agendar uma reunião da PGM com o SINEDUC para discutir este ponto. Também afirmou que haverá mudanças no PCCR do administrativo. Em relação ao reajuste para os demais servidores públicos, o governo ainda não fechou o índice. O índice anunciado de 5% se refere aos cargos do magistério.
- Sobre a Regulamentação do RPPS (a Previdência do Servidor). O vereador afirmou que a Presidente do ISSM está encarregada de resolver esta questão. O SINEDUC requer agilidade para com esse importante tema da vida dos servidores municipais.
- Sobe a migração dos Professores Doc 1 de 15h para 18h. O tema foi debatido mesmo estando fora da pauta, pois o Secretário de Educação já tinha dado encaminhamento sobre o mesmo. O Vereador confirmou a informação do Secretário de Educação que o Executivo já deu autorização para a realização desta migração e que neste momento é necessário esperar o processo administrativo fazer o trâmite nos órgãos municipais para ir à Câmara.
- Por fim o Vereador Hadesh se comprometeu a buscar uma audiência com o Prefeito para discutir os temas debatidos nesta reunião.
O SINEDUC reafirma a importância do debate da pauta de reivindicações dos educadores com os setores do governo responsáveis pelas referidas demandas. Há um acompanhamento e uma cobrança constante do sindicato para que os pontos da pauta dos educadores sejam resolvidos com agilidade. As mobilizações e as assembleias tem discutidos o passo a passo de campanha salarial de 2025. A participação da categoria é fundamental.
Juntos somos mais fortes!
Seu Sindicato é sua Voz!